sábado, 30 de julho de 2022


30 DE JULHO DE 2022
CARTA DA EDITORA

Nosso lugar no mundo

Dia de anúncio de Carlos Nejar como patrono da Feira do Livro de Porto Alegre 2022. Toca meu telefone e, do outro lado da linha, estava o filho do eleito, o escritor, poeta, colunista e pessoa com energia nas alturas Fabrício Carpinejar. Ele retornava um contato meu, e a ideia era combinar uma reportagem para o caderno DOC com a família patronável. Até que veio a frase: "Tu estás em casa, Renatinha? E esse é o teu lugar no mundo?". A minha reação, como em todas as conversas com ele, foi rir (e me imaginar numa daquelas frases de guardanapos que tanto sucesso fazem nas redes sociais).

Olhei para a minha parede e vi algumas respostas penduradas como um mosaico: presentes, lembranças de feiras e até um desenho meu datado de 1986. Mais ao lado, um jardim vertical de samambaias disfarçando o muro feio do poço de luz do prédio com mais anos de vida do que eu... Soma-se a tudo isso, o meu apego pelo tema: foram 15 anos trabalhando como jornalista de arquitetura, o que me batizou como "a Renata do Casa".

Daí, posso dizer que não foi uma surpresa a redescoberta da casa como nosso porto seguro na pandemia. O mundo nos reserva um sem-fim de experiências, pois nada substitui uma viagem, uma mesa de bar, um dia off num parque. Mas são daqueles metros quadrados particulares que vêm verdadeiros abraços e por ali estão as nossas maiores confissões. Por isso, na reportagem da Letícia Paludo que ilustra a nossa capa, nos despimos de tendências - as palavras aqui são energia e bem-estar. Sem pensar tanto nos padrões, a única regra que convocamos é focar no que importa: olhar com generosidade para a morada da nossa essência.

CARTA DA EDITORA

Nenhum comentário: