terça-feira, 18 de outubro de 2022


18 DE OUTUBRO DE 2022
NOVO HAMBURGO

Menino de nove anos morre após ser baleado na cabeça

Um menino de nove anos morreu na manhã de ontem, após ser baleado na cabeça durante a tarde de domingo, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Fernando dos Santos Lopes estava no banco de trás de um Gol dirigido pelo tio quando foi atingido por um disparo.

Conforme a Polícia Civil, por volta das 17h30min de domingo, ocupantes de um Prisma atiravam contra um Peugeot na Rua Valparaiso, bairro Santo Afonso, quando o veículo em que estava a vítima ingressou na via. Segundo o delegado André Serrão, o Gol não era alvo dos tiros.

O tio levava a criança para a casa do pai dela, e a suspeita é de que uma bala perdida tenha acertado o vidro traseiro e a nuca do menino. Fernando foi encaminhado ao Hospital Geral de Novo Hamburgo e transferido posteriormente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, onde acabou morrendo às 11h.

O tio de Fernando não se feriu. Um ocupante do Peugeot foi atingido em um dos braços - o homem tem antecedentes por porte ilegal de arma e deve ser ouvido pela polícia.

O Prisma de onde partiram os disparos foi localizado queimado na Avenida Floresta, em Novo Hamburgo, e passará por perícia. De acordo com a Brigada Militar, o carro havia sido roubado no dia 8 de outubro. Os ocupantes do Prisma não foram encontrados.

Desolação

A morte do pequeno Fernando deixou a família desolada. - Meu filho era perfeito. Uma criança desenganada pelos médicos quando recém-nascido, pois nasceu prematuro. Era um menino alegre, brincalhão, ele era lindo e me tiraram ele - lamenta o pai Edison de Souza Lopes.

Conforme o delegado Serrão, a Polícia Civil segue em busca de imagens de câmeras de segurança que possam auxiliar na identificação do autor do tiro. Segundo o delegado, a principal linha de investigação da polícia é de que os disparos estejam relacionados ao tráfico de drogas, mas ele pontua que ainda é cedo para ter certeza.

Inconformado, o pai do menino relata um misto de sentimentos quanto à perda do filho.

- Eu não sei dos meus sentimentos agora. Tá tudo misturado, raiva, ódio, saudade. Olho para os lados porque ele me via e sempre vinha correndo dar abraço, não importava a hora que ele tivesse me visto. Se de manhã antes de eu ir trabalhar e ele iria com seu irmão pra escola, ou se eu simplesmente fosse na padaria e voltasse, ele vinha me abraçar e dizia "meu paizão voltou" - lembra.

Dedicado

Uma tia de Fernando, que preferiu não se identificar, lembrou do nascimento prematuro do sobrinho e da sua dedicação nos estudos.

- Lutou pela vida desde pequeno, quando nasceu prematuro e passou um tempo no hospital. Era aluno dedicado, muito inteligente e querido por todos - comenta.

A tia do menino conta que a perda gerou grande impacto na família, que ainda não acredita no que aconteceu.

A prefeitura de São Leopoldo, cidade onde Fernando frequentava o 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgard Coelho, emitiu uma nota de pesar e solidariedade à família. Conforme o texto, Fernando "era descrito como uma criança alegre, cativante e amorosa com sua família".

A escola onde ele estudava estará fechada hoje, para que colegas e comunidade escolar prestem suas homenagens ao aluno.

Nenhum comentário: