05 DE OUTUBRO DE 2022
CHAMOU ATENÇÃO
Amor no Dia de São Francisco
Paróquias da Região Metropolitana e da Capital receberam ontem fiéis diferentes: os amigos de quatro patas. No dia de São Francisco de Assis, conhecido por ser protetor dos animais, igrejas organizam atividades para conceder uma bênção especial, que já virou tradição em algumas comunidades católicas.
Conforme o frei Paulo Eduardo Müller, da paróquia São Francisco de Assis, de Porto Alegre, o santo manteve uma relação muito próxima à natureza e foi coroado como padroeiro da ecologia e das criaturas - que seriam os animais e as plantas.
- O apelo do papa "escuta a voz da criação" hoje se conclui chamando a humanidade a ter o cuidado com todas as criaturas e o respeito à natureza, porque tudo está conectado, tudo o que fizermos tem impacto em toda a humanidade - explica.
Para celebrar o dia de São Francisco de Assis na Capital, os animais foram abençoados na paróquia de mesmo nome, no bairro Santana. Nos bancos da igreja, alguns bichinhos dividiam os assentos com seus tutores. Sônia Ruckler levou as cachorrinhas Peteca e Paloma, suas companheiras, para a bênção. Nascida no dia do santo protetor das criaturas, Sônia aproveitou a ocasião para abençoar e comemorar o próprio aniversário. Festejou a chegada dos 75 anos ao lado de suas amigas de quatro patas.
Atividades ainda ocorreram na paróquia São Pedro, no bairro Floresta, também na Capital, e em igrejas de Canoas e Gravataí.
Padroeiro
O santo católico foi canonizado no século 13 e tem sua festa litúrgica comemorada no dia 4 de outubro. Em 1939, o Papa Pio XII o elevou a padroeiro principal da Itália. A força de São Francisco de Assis no Brasil é grande e muito antiga. Os primeiros evangelizadores que vieram para catequizar os indígenas foram franciscanos e a primeira missa brasileira fora ministrada por Henrique de Coimbra - representante da mesma congregação.
Nascido na cidade de Assis, na atual Itália, São Francisco teve como nome de batismo Giovanni di Pietro di Bernardone. Sendo filho de um próspero comerciante, a pobreza não foi algo que São Francisco de Assis experimentou no começo de sua vida.
Ele voltou seu olhar aos pobres quando renunciou à riqueza da família. A aproximação com bichinhos e a valorização por todas as criações de Deus fez com ele fosse elevado a padroeiro dos animais e da natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário