quinta-feira, 20 de janeiro de 2022


20 DE JANEIRO DE 2022
ARTIGOS

LEONEL, CEM ANOS

Leonel, o guri que escolheu o próprio nome, nasceu no interior de Carazinho e encarou a Capital, ainda muito jovem, sem lenço e sem documento. Engraxate, ascensorista, o estudante da Escola Técnica de Viamão foi jardineiro da prefeitura que comandaria anos depois, onde demonstrou toda a sua capacidade administrativa que o catapultou ao governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O engenheiro, obstinado pela causa da educação, construiu mais de 6 mil escolas em apenas quatro anos de governo. Ousado e corajoso, mobilizou o povo brasileiro em defesa da posse do presidente João Goulart, liderando, em 1961, um dos mais impressionantes movimentos cívico-populares da história do Brasil: o Movimento da Legalidade.

Cassado pela ditadura militar, amargou o exílio por 15 anos. Voltou ao país com a anistia, em 1979. Fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT), pelo qual se elegeria governador do Estado do Rio de Janeiro, em 1982, onde deixou grandes obras, com destaque aos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), as revolucionárias escolas de tempo integral. Em 1990, foi eleito novamente governador do Rio de Janeiro (em primeiro turno). Concorreu, em duas oportunidades, sem sucesso, ao cargo de presidente da República (1989 e 1994).

Falecido no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 2004, Leonel de Moura Brizola foi declarado Herói da Pátria pela Lei nº 13.229/2015, de minha autoria.

Para assinalar a data do centenário do seu nascimento, a ocorrer no próximo dia 22, a Fundação Caminho da Soberania (criada para preservar o seu legado) promoverá o espetáculo LEONEL, peça de teatro dirigida por Caco Coelho que contará a linda história do guri pobre que venceu na vida e alcançou projeção nacional e internacional, tornando-se um dos mais destacados e respeitados homens públicos de sua geração. A peça faz parte da programação do Porto Verão Alegre, com apresentações abertas ao público nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Estado. Ingressos à venda pelo site portoveraoalegre.com.br. Adquira o seu!

Escritor - CELSO GUTFREIND

Nenhum comentário: