terça-feira, 18 de janeiro de 2022


18 DE JANEIRO DE 2022
ARTIGOS

ONDE AS ÁGUAS NASCEM PROMESSA DE 2022: EMPREENDER E INOVAR

Entre Lavras do Sul e São Gabriel, na localidade de Meia Lua, habita um quase segredo que pode unir todos os gaúchos. Ali, por entre herbáceas e granitos, três berços se congregam num só. Deste encontro originário brotam as nascentes das grandes regiões hidrográficas de nosso Estado: a do Guaíba, do Uruguai e a litorânea.

Por sua vez, as trigêmeas se distribuem em 25 unidades e subunidades, formatando as bacias e células hidrográficas onde se apresentam territorializados os municípios, exercemos nossas atividades, nos alegramos e sofremos. Por mais que nos desloquemos, estaremos transitando pela geografia das águas, ou da falta destas, como agora ocorre e irá acontecer com ainda maior frequência.

Se maternalmente unificadas, cada unidade hídrica vai sendo emoldurada pelos divisores de água, fazendo com o que os limites das bacias não sigam os contornos político-administrativos das áreas municipais. Reside aqui um dos fatores de grande desafio percepcional e de gerenciamento. 

Todavia, cientes de que soluções mágicas inexistem, teríamos, ao optar pela bacia hidrográfica como efetiva unidade regional de planejamento e gestão (para isso já dispomos de leis, instituições e comitês de bacias hidrográficas), um imenso ganho: primeiro, de pertencimento partilhado, ou seja, precisamos zelar pelas águas enquanto valor em si mesmas, em nosso favor e das demais criaturas e, dos que se organizam a jusante e montante; segundo, cada município, mesmo adstrito a mais de uma bacia hidrográfica, se perceberia múltiplo em sua inserção; terceiro, seríamos movidos pela transferência e pela aplicação do conhecimento, pois a usufruição é comum; quarto, as instâncias de gestão, incluídas as de avaliação de impactos ambientais, seriam proximais aderentes à naturalidade terrânea.

Se de berço compartilhado por que não seguirmos pelo fluxo da mutualidade corresponsável? Não são as águas que nos pertencem, nós é que delas somos feitos.

O ano já começou aquecido no assunto startups, com Porto Alegre se preparando para ser o palco de uma das maiores feiras de inovação do mundo, em sua primeira edição na América Latina. E em março, mês em que a Capital celebra 250 anos. O anúncio da South Summit 2022 no país é mais um capítulo de um movimento positivo do ente público, que deu passos importantes em 2021 na intenção de fomentar o setor.

Um deles é a edição do marco legal das startups e do empreendedorismo inovador, em 1º de julho, legislação que traz medidas de estímulo ao ambiente de negócios. Por que isso é importante? O investimento é apontado como a maior dificuldade das startups, mas também sua maior necessidade. Entre as medidas, o marco procura oferecer segurança jurídica para aqueles que querem investir em empreendedorismo inovador, buscando com isso o aumento da oferta de capital para investimento nesse tipo de negócio.

É inegável o papel de destaque na economia que desempenham, hoje, as sociedades empresárias de base tecnológica - o investimento em startups possibilita aumento de arrecadação tributária e geração de renda, resultando em aumento do PIB. Para além disso, em face de seu enfoque inovador, as startups buscam criar produtos e serviços mais simples e acessíveis a um maior número de usuários.

O estudo Sharing Good Practices on Innovation, de 2020, mostra que, nos últimos 10 anos, houve um aumento de mais de 20 vezes na quantidade de startups no Brasil, sendo que, até setembro de 2021, foram identificadas quase 14 mil sociedades empresárias desse tipo em mais de 700 cidades brasileiras. Outro dado importante é que, em três anos, o país passou a contar com mais de uma dúzia de "unicórnios", nome dado às startups com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão - até 2018, não havia startup nesse patamar no Brasil.

É um ecossistema em efervescência, que só tem a ganhar com mais esforços do Estado em criar condições infraestruturais de apoio a essas sociedades empresárias nascentes. O marco referido é um deles, assim como a abertura para receber uma feira do porte da South Summit 2022. Celebremos! 

Nenhum comentário: