domingo, 15 de setembro de 2013

ANTONIO PRATA

Contudo

Franzino, Damião anda por aí de peito estufado; Valdir é um médico de quinta categoria, mas a família o vê como santo

Eduardo é um dentista competente, tem muitos clientes, ganha dinheiro e casou-se com uma mulher bonita. Por ser filho do dr. Manfredini, contudo --ex-presidente da Associação Brasileira de Odontologia, membro fundador da Asociación Latinoamericana de Odontopediatria e doutor honoris causa do Massachusetts Institute of Odontology--, Eduardo é um insatisfeito crônico, buzina e xinga no trânsito, toma remédios para dormir e, nos últimos meses, vem enfrentando alguma dificuldade para manter a ereção.

Valdir é um médico de quinta. Fez a faculdade nas coxas, falta nos plantões e, diante de todas as queixas cujas causas sua vasta ignorância é incapaz de desvendar, diagnostica gases ou estresse receitando Luftal ou repouso. Seu irmão mais velho, contudo, foi preso por estelionato, envolvido com um desmanche de carros, em Taubaté: Valdir se acha um santo e um iluminado e assim é tratado por toda a família nos almoços de domingo.

Letícia Von Krueger sempre foi meio gorda. No Porto Seguro, onde estudou, era desprezada pelos meninos. No meio do terceiro colegial, contudo, foi passar umas férias no México, onde, muito mais do que meio gorda, era loira. Começou a namorar um mexicano naquela viagem, casou-se um ano depois e vive feliz, com quatro filhos gordinhos (dois loiros e dois morenos), em Acapulco.

Damião tem 1,66 m, pesa 53 quilos e sua coxa não é mais grossa do que a canela, mas por algum mistério da natureza anda por aí tal qual John Travolta em "Nos Tempos da Brilhantina": olhar 43, peito estufado e braços arqueados, como se impedidos de se fechar pelos músculos. Dezenove em cada 20 mulheres que ele encara têm vontade de rir. Esses 5% que restam, contudo, são suficientes para que ele continue andando por aí tal qual John Travolta, em "Nos Tempos da Brilhantina".

Mauro é um designer talentoso e na faculdade sonhava se tornar um grande cenógrafo de cinema. No primeiro ano de formado, contudo, foi contratado por uma fábrica de artigos de plástico e ficou rico projetando saboneteiras de R$ 0,99. Toda noite, em algum momento entre as onze e as três da manhã, imagina os cenários que nunca projetou e se pergunta se algum dia fará qualquer coisa mais relevante do que saboneteiras de R$ 0,99.

Samuel é engenheiro e, na faculdade, inventou um guarda-chuva com calha, à prova de goteiras. Ao longo da vida, ofereceram-lhe empregos promissores. Decidido, contudo, a vender o projeto de guarda-chuva a alguma empresa, fez apenas bicos, aqui e ali, enquanto ia atrás de seu sonho. Toda noite, em algum momento entre as onze e as três da manhã, imagina uma carteira assinada, fundo de garantia, férias remuneradas e se pergunta como fará para pagar os três anos de condomínio atrasado.


Antonio quer escrever um panorama de sua época, comparável à "A Comédia Humana", de Balzac. Sua grande obra, contudo, sempre termina duas páginas depois e no dia seguinte está enrolando peixes na feira, forrando gaiolas de passarinho e castigando os cachorros que ainda não aprenderam o lugar certo de fazer cocô.

Nenhum comentário: