segunda-feira, 16 de setembro de 2013


16 de setembro de 2013 | N° 17555
LETICIA WIERZCHOWSKI

O Museu do Filho

Marina Silva disse, em um artigo publicado na Folha de S. Paulo, que, se a internet mudou nossa concepção de viajar, de estudar, de nos comunicarmos e fazermos compras, inevitavelmente ela também mudaria a nossa concepção de fazer política (Marina falava das manifestações de rua no país). Pois é neste espírito – a internet está aí pra revolucionar a vida, e para melhor – que a Tetê Pacheco, publicitária gaúcha radicada em São Paulo, teve uma ideia genial: o Museu do Filho.

Tudo começou dentro de casa, com Bento e Otto, os filhos da Tetê. Mas esse espaço digital, seguro e e organizado, logo ganhou a participação dos filhos dos amigos e amigos dos amigos, em uma corrente que se multiplica com a velocidade que só a internet – aliada a uma boa ideia – é capaz de gerar.

Afinal, quem é pai sabe que não existe gaveta no mundo que possa abarcar os trabalhos artísticos que nossos filhotes fazem ao longo da vida. As cores, os traços, a ousadia, as marcas pessoais que as nossas crianças, amadurecendo e desbravando este mundo maluco e incrível, deixam no papel podem ser maravilhosas para além de qualquer corujice.

É por isso que vale a pena conferir o Museu do Filho – tudo que é postado passa pela Tetê Pacheco: são obras de pequenos artistas, selecionadas com critério de curadora e carinho de mãe.

O Museu do Filho é uma gaveta digital. Uma gaveta, sim, mas também uma vitrine do mundo que palpita dentro das cabeças dos nossos filhotes. Tetê criou o museu para guardar e para mostrar, mas também para valorizar a arte dentro de casa, no convívio entre pais e filhos.

A gente fica louco de orgulho quando uma obra entra para o acervo e pode ser vista e compartilhada por um monte de gente. Resultado? Tem filho aí saindo das gavetas para o mundo (como bem disse a Tetê, os pais são gavetas de lembranças das suas crianças).

Vale a pena conhecer, mesmo se você não é o orgulhoso papai de um Picasso de fraldas. O Museu do Filho tem uma fanpage na qual, além das obras, a Tetê dá dicas de exposições, arte e cultura pelo mundo afora. Há também uma conexão entre artistas, que participam contando dos seus começos, tropeços e experiências.

O Museu do Filho está no Facebook, no Instagram e no Pinterest, cumprindo a sua missão de aproximar a arte dos adultos do olhar infantil e a arte infantil do olhar adulto. É lindo de ver. É emocionante de participar.


Nenhum comentário: