sexta-feira, 20 de setembro de 2013


Nova tradução e edição de Decameron

No ano em que se comemoram os 700 anos do nascimento do italiano Giovanni Boccaccio (1313-1375), a L&PM Editora lançou uma nova tradução de sua obra-prima, Decameron, de autoria de Ivone C. Benedetti com apresentação do professor Carlos Berriel, da Unicamp. Boccaccio, Dante Alighieri e Francesco Petrarca compõem, como se sabe, a tríade das grandes vozes do Renascimento Italiano. O trabalho de Boccaccio, por suas qualidades de forma e de conteúdo, tornou-se um clássico.

A obra é considerada unanimemente como divisora de águas da literatura universal. Na Toscana assolada pela peste negra na Europa - cujo auge se deu no ano 1348 - fugindo do clima de licenciosidade, dez jovens refugiam-se nas montanhas e passam os dias de forma serena, contando histórias. Esta é a moldura narrativa maior da obra que mostra a genial invenção de Boccaccio, a ironia de contar história cujo tema é, justamente, contar histórias.

Essa inovação deixou para trás o moralismo e o didatismo e colocou o leitor em posição diferente e mais ativa. Boccaccio deixou de lado as preocupações divinas e religiosas e concentrou-se na vida humana como ela se apresenta, em todos os seus níveis sociais e em todos os seus aspectos. Nas cem novelas que compõem o Decameron, o autor superou as fórmulas da Idade Média e mostrou como os humanos e o cotidiano podem ser complexos. Tridimensionalidade de personagens, tratamento realista e as mazelas do dia a dia, envolvendo amores, frades ingênuos, paixões, traições, adultérios e erotismo refinado estão retratados de modo revolucionário.

Usando a peste negra como moldura, mostrando as mulheres que amam e fugindo de códigos e normas preestabelecidos, Boccaccio ingressou, como pouquíssimos escritores, no rol daqueles que pensaram e retrataram a aventura humana de modo novo. A obra é legítimo produto do Renascimento e mostra a autonomia do homem, não apenas como dono do próprio destino, mas como autor de si mesmo.

Decameron se coloca, inegavelmente, como obra precursora dos romances que seriam escritos séculos depois, com seus personagens-narradores passando os dias em elevação humanística (e não religiosa), buscando sabedoria e equilíbrio num mundo assolado pela doença e pelo desvario.


Boccaccio mostrou a instabilidade das coisas do mundo, os caminhos e descaminhos das pessoas e das palavras e abriu novos caminhos artísticos para a humanidade. L&PM Editora, 632 páginas, R$ 74,00, www.lpm.com.br.

Nenhum comentário: