terça-feira, 30 de abril de 2013



30 de abril de 2013 | N° 17418
PAULO SANT’ANA

Escândalo-monstro

Este escândalo explodido ontem com a prisão dos secretários estadual e municipal do Meio Ambiente é infinitamente maior do que o do Detran. Porque foram presos ontem dois secretários e um ex-secretário. No escândalo do Detran, nenhuma autoridade de expressão foi presa.

Mais grave: o delegado da Polícia Federal que presidiu a operação disse ontem à Gaúcha que com a prisão de 18 pessoas apenas começou a operação, “daqui por diante, ela terá os desdobramentos mais importantes”.

Isso quer dizer que o escândalo tem extensão muito maior do que se pode imaginar.

Também pudera, imaginem o governador Tarso e o prefeito Fortunati tendo ido dormir anteontem tranquilos quanto às suas áreas de Meio Ambiente e acordarem na manhã de ontem com a notícia de que seus dois secretários tinham sido presos por concussão! Isso é de atazanar a vida de qualquer governante.

Pior ainda: os governantes e os cidadãos tinham o direito de imaginar que as secretarias estadual e municipal do Meio Ambiente estavam sendo dirigidas por secretários que estavam lá para proteger o meio ambiente.

Qual nada! Eles estão presos e se imagina que só agora, depois de terem sido presos, é que o meio ambiente fica temporariamente protegido.

Estão de um jeito a política e a administração, que a corrupção parece dominante e indiscriminada. Ela adquiriu tal metástase, que os corruptos podem estar por todos os lados, no nosso lar, no nosso trabalho, em toda parte...

Polícia não prende ninguém. A Polícia Federal, pois, apenas executou ontem 18 mandados de prisão. É verdade que quem solicitou os mandados de prisão à Justiça foi a Polícia Federal.

E para que um juiz decrete a prisão de dois secretários e um ex-secretário, então é porque os indícios de corrupção neste caso são veementes. Repito, veementes.

E mais: trabalhou junto com a Polícia Federal, durante quase um ano, para chegar a esse brilhante arremate de ontem, o Ministério Público.

Então, minha gente, preteou o olho da gateada. Polícia Federal e Ministério Público juntos numa investigação, então é porque não tem bagrinhos nessa rede, só tem tubarão.

Foi quase um ano de investigações, o que quer dizer que houve cautela entre os que investigavam. Eles pisavam em ovos para não ferir a reputação de ninguém, até que ontem explodiu essa cautela e eles entenderam que era o momento propício para estourar a gangue.

Por falar em cautela entre os que investigaram essa tramoia, isso é o que não falta entre eles: ontem mesmo, até a hora em que escrevo, eles não divulgaram o nome dos outros presos. E se calcula que haja importantes empresários entre eles. Este escândalo é muito grande.

Tão grande, que ontem a Polícia Federal começou a encaminhar os presos para o sistema carcerário, inclusive para o Presídio Central. Eu falei Presídio Central, lá onde os presos são criados como porcos.

Esta coluna se ocupou mais de um mês atrás com a retirada clandestina e criminosa de milhares de toneladas de areia das margens do Rio Jacuí.

Pois não é que a operação de ontem prendeu subornados e subornadores na retirada de areia aquela, criticada por esta coluna!

É agressão terrível ao meio ambiente, acobertada por autoridades corruptas. Quem há de dizer?

Polícia Federal e Ministério Público não estão para brincadeira.

Nenhum comentário: