quinta-feira, 18 de abril de 2013



18 de abril de 2013 | N° 17406
PAULO SANT’ANA

O resultado

Tudo na vida depende do resultado. Um casamento, por exemplo, só pode ser julgado depois do resultado. Se se amaram os dois cônjuges, se tiveram filhos e netos, foi um grande casamento, inteiramente bem-sucedido.

No entanto, há casamentos que viram desastres, são trágicos matrimônios. É o que dá o mau resultado.

Quando alguém se emprega numa empresa ou no serviço público, daí pode resultar algo profícuo, exemplar, mas também pode ser algo desastroso.

Qualquer governo, por pior ou melhor que seja seu desempenho, não será por isso julgado. Será julgado pelo resultado.

Há governos muito bem conhecidos por nós que tiveram péssimos desempenhos, mas que se consagraram na opinião pública pelos excelentes resultados que obtiveram.

Getúlio Vargas, por exemplo, é considerado o maior estadista brasileiro. Ninguém se lembra que tinha uma polícia política chefiada pelo gorila Felinto Muller, que arrancava as unhas dos presos políticos nas masmorras da ditadura.

Apesar dessas torturas bárbaras que infligia aos inimigos do regime, Getúlio Vargas só é lembrado hoje pela instituição dos direitos trabalhistas, pela criação da Petrobras e de Volta Redonda.

É a tal coisa, o resultado é só o que interessa.

Há casos de fatos em que há dois resultados embutidos num mesmo transcorrer ou desfecho.

É o caso de Jesus Cristo, que foi vítima de uma barbárie com sofrimento indescritível.

No entanto, foi exatamente a crucificação de Cristo que acabou tornando-o o profeta mais legítimo entre todos os profetas: nem Maomé, nem Moisés, nem Abraão, nem Buda, nem ninguém viu legitimada mais a crença em si do que Jesus, exatamente porque foi pregado na cruz. Ou seja, engrandecido e sublimado pelo sofrimento.

O resultado, portanto, do desfecho no Gólgota foi trágico e sublime, desastroso e encantador.

Tudinho depende do resultado. Há resultados bons, há péssimos resultados.

Resulta que hoje à noite, por exemplo, se o Grêmio empatar ou vencer o Huachipato, será um ótimo resultado para o Luxemburgo.

Se, no entanto, o Grêmio vier a perder para os chilenos, o resultado será desastroso para o Luxemburgo.

Eu, particularmente, nutro um sério receio pelo resultado do jogo de logo mais à noite no Chile. Por causa do péssimo desempenho do Grêmio nos últimos jogos.

Nenhum comentário: