terça-feira, 23 de abril de 2013



23 de abril de 2013 | N° 17411
GRÊMIO

Pouco futebol

Grêmio se classifica nos pênaltis e enfrenta Juventude às 18h30min de sábado no Estádio Alfredo Jaconi

Um inesperado sofrimento marcou a passagem do Grêmio para a semifinal da Taça Farroupilha ontem. Mesmo com um jogador a menos durante a maior parte do segundo tempo, pela expulsão de Tiago Costa, o São Luiz segurou o empate sem gols no tempo normal e forçou uma decisão em pênaltis, vencida por 5 a 3 pelo Tricolor. Para chegar à decisão, o time terá de derrotar o Juventude, no Alfredo Jaconi, no sábado, às 18h30min.

Uma pergunta deve ter passado pela cabeça dos torcedores do Grêmio, comodamente instalados nas cadeiras azuis da Arena: o que foi feito do time que encantou o país na goleada de 3 a 0 contra o Fluminense, em fevereiro? Ou até mesmo daquele que patrolou o Caracas, já no início de março?

Claro, deve ser dado o desconto das ausências de André Santos e Fernando, convocados pela Seleção. E mesmo de Vargas, chamado pelo selecionado chileno, ainda que seu desempenho esteja abaixo do previsto.

Mesmo assim, o que se viu foi uma atuação desestimulante, em que a bola corria de um lado a outro do campo, sem que os atacantes conseguissem penetrar na barreira erguida pelo São Luiz à frente da área.

Compactado, o time de Leandro Machado empurrava o Grêmio para as laterais do gramado. Era de se supor que Pará e Alex Telles, nessas condições, pudessem ser mais produtivos do que foram. Nas raras vezes em que a bola era erguida para a área, prevalecia a dupla de zaga do São Luiz. Barcos teve uma única chance, após cobrança de escanteio. Só que Chicão chegou antes e afastou a bola para longe. O São Luiz, que só pensou em se defender, queixou-se de falta de Bressan sobre Juba, não marcada por Anderson Daronco, reclamada como pênalti.

A troca de Fábio Aurélio, de atuação discreta, pelo garoto Yuri Mamute, deu mais energia ao Grêmio. A 7 minutos, no primeiro lance de lucidez ofensiva, Barcos cabeceou com perigo em cruzamento de Zé Roberto. Mas o São Luiz ainda assustaria pouco depois, em chute rasteiro de Washington.

A expulsão de Tiago Costa por falta sobre Kleber, a 17 minutos, deu à torcida a ilusão de uma vitória sem o drama dos pênaltis. Luxemburgo trocou o volante Matheus Biteco por um meia, seu irmão, Guilherme. As chances passaram a se acumular, primeiro com Mamute, depois com Kleber em dois momentos, e por Guilherme Biteco, logo em seguida.

Restaram os tiros livres como salvação para o Grêmio. Nos chutes, o time de Luxemburgo acertou os cinco. O São Luiz perdeu um. Grêmio classificado.

luis.benfica@zerohora.com.br

Nenhum comentário: