sexta-feira, 19 de abril de 2013



19 de abril de 2013 | N° 17407
PAULO SANT’ANA

Procura-se um psiquiatra

Barcos deu o passe para o gol de Zé Roberto. E Dida fez defesas e intervenções estupendas e decisivas.

Já se pode dizer, depois de ontem, que Dida e Barcos contribuíram decisivamente para a classificação do Grêmio.

Toda a minha inteligência e sensibilidade foram postas à disposição do Grêmio na escolha de Dida e Barcos como reforços para 2013.

Venho dizendo, no entanto, que não sou mais inteligente que ninguém. Sou mais velho, isto sim. Eu sou um bobo, mas um bobo antigo.

Viva Dida! Viva Barcos! Viva o Grêmio.

Ando atrás de um psiquiatra que tire da minha cabeça fatos que não me pertencem e cuja repetição eu não posso evitar.

Maltratam meu ser burrices, estupidezes e mediocridades de alguns. E eu fico matutando sobre eles, como se a responsabilidade desses atos ou palavras fosse minha.

Noto então que, além dos meus problemas, cai sobre meus ombros pesada carga dos defeitos de outros.

Um médico meu já me aconselhou a não dar bola para os problemas gerais. Disse-me que se eu só me fixar nos meus problemas e nas questões que cercam minha vida, sem me importar com os atos alheios que não me atingem, então serei menos infeliz.

Anteontem, por exemplo, em algum lugar do Brasil, parece-me que no Rio de Janeiro, um motorista completamente embriagado atropelou um carrinho de bebê e matou a criancinha que o ocupava.

Este fato não me saiu da cabeça por 48 horas e a revolta que se instalou em mim pela atitude do assassino corroeu minha mente.

Da mesma forma, não consigo tirar da minha cabeça o desperdício de centenas de bilhões de reais que estão sendo gastos pelos cofres públicos na construção de estádios para a Copa do Mundo a ser realizada no Brasil, enquanto milhares de brasileiros estão morrendo por não terem assistência médica. Este fato está me dilacerando, enquanto o certo é que eu não me preocupasse com ele e deixasse que esse desvario cessasse de dominar a minha mente. Eu, assim, ganharia muito mais em saúde mental e, quem sabe, até física.

O diabo é que tudo o que acontece de grave em minha volta e chega ao meu conhecimento passa a dominar meus pensamentos. Sendo assim, eu me desgasto e não consigo dormir direito, debruçado sobre as preocupações com o ocorrido.

Se um psiquiatra pudesse me desvencilhar dessa mania de achar que tudo o que ocorre em minha volta me pertence, eu pagaria bons honorários a ele.

Mas o que eu tenho que ver que seis taxistas tenham sido baleados na cabeça pelas costas e que o assassino esteja preso mas não será condenado à morte? O que eu tenho que ver com isso? Nada, absolutamente nada. Mas, então, por que esse fato me torna tão infeliz ao não sair da minha cabeça e teimar em me azucrinar com sua lembrança?

O terrível é que, numa espécie de megalomania, eu encuquei que tudo o que for humano me pertence, até mesmo os defeitos dos outros.

E não deve ser assim, cada um tem de se encarregar dos seus atos, nada me autoriza a querer transformar o mundo e querer mudar as coisas.

Se eu nem ligasse para acontecimentos sobre os quais eu não tivesse qualquer responsabilidade, a vida seria muito melhor para mim.

Qual é o psiquiatra que se atreve a me curar desse mal, obrigando-me a nem ligar para os desatinos dos outros?

E o pior é que sei que muitos dos meus leitores padecem desse mesmo erro que cometo.

Nenhum comentário: