segunda-feira, 17 de dezembro de 2012



17 de dezembro de 2012 | N° 17286
DONO DO MUNDO

O Corinthians ri por último

Cinco anos atrás, o Corinthians disputava a Segundona, tinha um estádio de terceira categoria, nunca havia ganho a Libertadores e, como consolação, amparava-se em um título mundial conquistado em 2000 – um título meio esquisito, os palmeirenses até zombavam de tapetão. Debochar de corintiano, cinco anos atrás, era chutar cachorro morto.

Mas foi ontem, do outro lado do planeta, lá em Yokohama, no Japão, que o manancial de piadas secou de vez. Ao vencer o temido Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0 uma vitória incontestável apesar do placar miúdo , o Corinthians finalizou a mais espetacular volta por cima dos últimos tempos. Sagrou-se campeão do mundo outra vez. E, dessa vez, foi campeão após vencer a Libertadores, em julho passado. No ano anterior, já havia conquistado o Campeonato Brasileiro.

Quem agora vai gozar do Corinthians? Um Corinthians que, em 2011, novamente provocara gargalhadas ao manter seu técnico – o hoje celebradíssimo Tite – mesmo após ser eliminado pelo horroroso Tolima, da Colômbia, na primeira fase do torneio continental.

Pois Tite ficou, e hoje ninguém contesta que foi exatamente a sequência de seus métodos, antes acusados de retranqueiros, que levou o Corinthians ao melhor ano dos seus 102 de história. Ontem, pouco antes de o centroavante Guerrero marcar de cabeça o gol do título, aos 23 minutos do segundo tempo, a mãe do treinador chorava sem pausa em Caxias do Sul, onde Tite nasceu e se criou.

– Ade, querido! – choramingava em frente à TV dona Ivone Mazzochi Bacchi, a mãe do Ade, que é o apelido de Adenor Bacchi, que é o verdadeiro nome de Tite.

E o Corinthians, campeão do mundo com o Palmeiras na Segundona, é quem riu por último.

Nenhum comentário: