terça-feira, 22 de fevereiro de 2022


22 DE FEVEREIRO DE 2022
DAVID COIMBRA

Dias de insônia

Estou com o sono desregulado. É a primeira vez na minha vida que isso acontece. Sempre dormi bastante e bem, oito horas macias e limpas. Gosto de quartos totalmente escuros, arejados e silenciosos. Então, deito-me na cama e deixo vir aquela sensação deliciosa de entorpecimento. Entrego-me aos braços de Morfeu, diriam os gregos - acho que o presidente da República não aprovaria essa imagem.

Mas, agora, de algumas semanas para cá, começou isso de eu não conseguir dormir na hora aprazada entre meu corpo e meu cérebro. "Por que que eu rolo na cama?", se perguntaria o Rei. Só que ele já tem a resposta: o problema é aquela moça que está na outra ponta do colchão, fingindo dormir, que faz com que ele se arraste a seus pés.

Eu, não. Eu estou em paz emocional, mas minhas pernas ficam pedalando até de manhã, quando tenho de me levantar para os compromissos da semana. Aí acontece algo estranho, e é disso que queria falar desde o começo: é que o dia de vigília fica parecendo um sonho.

Tudo o que acontece se torna pastoso e irreal, a ponto de, no dia seguinte, me pegar pensando: aconteceu mesmo ou eu sonhei?

Pois agora me diga: se chegar à conclusão de que sonhei e não houver nenhuma testemunha do fato, se for assim, aquilo aconteceu mesmo?

E, ainda que haja testemunhas, é possível que cada uma apresente uma versão diferente do ocorrido. Qual é a certa? Existe uma única certa?

Eis o grande drama da História com agá maiúsculo. Tome três historiadores para contar o que se passou com o Brasil nos últimos 10 anos. Um, lulista; o segundo, bolsonarista; o terceiro, morista. Cada um relatará uma história absolutamente diferente das outras duas. Mesmo os fatos concretos e inegáveis terão explicações diversas e contraditórias.

Lula foi preso - estamos diante de um fato. Por que foi preso? Estamos diante de um labirinto.

Eu, neste momento, nesses meus dias de insônia, contemplo exatamente essa parcela da história como irreal. Lula, depois de tudo que houve no governo dele, é favorito para governar de novo. A figura tosca de Bolsonaro comandando o Brasil. Dois anos inteiros de uma estranha peste assolando o mundo, nos prendendo em casa, nos enchendo de medo. As pessoas falando mal das vacinas. E a Rússia, como a velha União Soviética, preparando-se para uma guerra de conquista. Não bastasse tudo isso, o Grêmio caiu pela terceira vez para a Segunda Divisão.

Está acontecendo mesmo? É verdade? Ou não passa de um pesadelo. Diga-me, pelo amor de Deus.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário: