sábado, 12 de fevereiro de 2022


12 DE FEVEREIRO DE 2022
TORRES

Caminhos para fugir do óbvio

Trilhas guiadas e gratuitas pelo Parque Estadual da Guarita proporcionam experiência para além das conhecidas belezas naturais

Um novo olhar para o Parque Estadual da Guarita: esta é a proposta da Secretaria Municipal de Turismo de Torres ao criar quatro trilhas gratuitas no local, oferecidas com acompanhamento de guia e diferentes níveis de dificuldade. O roteiro, inaugurado no final de janeiro, vai além das belezas naturais já conhecidas. É possível saber mais sobre a história e a biologia do lugar, e até sobre as lendas que passam de geração em geração.

Segundo o turismólogo e guia de turismo Francisco Reis, o principal propósito é trabalhar a educação ambiental dentro do parque, ação já incluída no plano municipal de turismo:

- A intenção é que os turistas venham, conheçam, amem e nos ajudem a preservar.

Hoje, o Parque Estadual da Guarita é um sítio geológico com relevância internacional. Até por isso, Torres integra o grupo de sete cidades - três gaúchas e quatro catarinenses - que fazem parte do projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. O projeto está na última etapa de análise da Unesco para ser reconhecido como geoparque mundial - uma área onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional, aliados a bens culturais e naturais, recebem estratégias de desenvolvimento sustentável com o foco na conservação do patrimônio.

As novas trilhas foram divididas em níveis de dificuldade, extensão e tempo de percurso, indo do fácil ao difícil. Há uma agenda com dias e horários para os passeios, e as inscrições podem ser feitas no pórtico do Parque. Os grupos têm, no máximo, 15 pessoas. As inscrições podem ser feitas no pórtico da entrada do Parque. É aconselhável que os interessados usem roupas leves, bonés, tênis adequado, levem água e usem protetor solar. Também são seguidos os protocolos vigentes de prevenção à covid-19.

Na companhia de Francisco e do oceanólogo e guia de turismo Geraldo Medeiros Lima, a reportagem de ZH fez nesta semana o roteiro mais longo - a Trilha Vermelha - e destaca os principais pontos da experiência. Confira a seguir.

 ALINE CUSTÓDIO

Nenhum comentário: