sexta-feira, 14 de junho de 2024


14 DE JUNHO DE 2024
+ ECONOMIA

Viagem a SP por R$ 3 mil

Uma ida e volta a São Paulo pode custar cerca de R$ 3 mil, valor semelhante a um trecho entre Porto Alegre e Europa, quando havia a possibilidade. Ao menos uma das companhias aéreas admite que uma das causas é a velha "lei da oferta e da procura". A coluna procurou as empresas que estão operando entre Canoas, Campinas e São Paulo.

Em nota, a Gol afirma que "os preços das passagens aéreas são dinâmicos e influenciados por fatores como taxa de ocupação do voo (muitos estão lotados), demanda por trecho, a data da compra em relação à viagem, época do ano, entre outros".

A Azul também cita que "fatores externos, como a alta do dólar e o preço do combustível, por exemplo, são elementos que influenciam nos valores das passagens". Como assim, dólar? Embora não existam gastos diretos em moeda americana em voo entre Canoas e São Paulo, os custos das companhias são indexados à divisa, como os de compra de aeronaves.

Segundo a Latam, os preços variam com vários fatores, como compra antecipada, disponibilidade, preço do combustível, sazonalidade, origem e destino. E lembra que, no Salgado Filho, tinha cerca de 20 voos diários. Agora, está limitada a dois voos diários de Canoas, "majoritariamente ocupados por remarcações de passageiros que já tinham bilhetes".

Voluntários remunerados

Gaúchos retomam suas rotinas, e os abrigos de afetados pela enchente enfrentam escassez de voluntários. A empresa Deskfy, de tecnologia para marketing, permite que seus funcionários dediquem até quatro horas da jornada ao voluntariado, sem alteração no salário.

A empresa tem 23 empregados no Estado, dos quais 11 aderiram ao programa. Para participar, o interessado precisa comprovar a atuação, com foto e descrição das atividades realizadas.

- Precisávamos fazer algo. O voluntariado remunerado foi a forma de ajudar, porque não adianta receber carretas com doações e não ter quem descarregue - diz um dos sócios, Victor Dellorto.

A empresa chegou a adiar o lançamento de produtos. O programa ocorre desde 6 de maio e não tem data para encerrar.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário: