segunda-feira, 19 de setembro de 2022


19 DE SETEMBRO DE 2022
EM CASA

Em memória ao longevo reinado de Elizabeth II

Obras disponíveis no streaming retratam a ex-monarca do Reino Unido

Parte do mundo vai parar hoje para um último adeus à Rainha Elizabeth II, cujo funeral chega ao fim nesta segunda-feira em uma cerimônia com a presença de líderes mundiais a partir das 7h (horário de Brasília), na Abadia de Westminster, em Londres.

Com um reinado que se desenrolou por 70 anos, o mais longevo da história do Reino Unido, Elizabeth viu ainda em vida sua figura ser retratada - com diferentes níveis de fidelidade - em séries, filmes e documentários sobre ela e a sua Família Real.

A produção mais emblemática, sem dúvidas, é o consagrado drama The Crown, da Netflix, atualmente caminhando para sua quinta temporada, que segue os passos da monarca desde sua ascensão ao trono até os dias atuais (a mais recente temporada trouxe à tona os escândalos da década de 1980). Claire Foy e Olivia Colman interpretam a protagonista na série.

Outra obra inspirada na vida da monarca que deixou sua marca foi Rainha (2006), de Stephen Frears, disponível para streaming no StarzPlay. Em papel que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz, Helen Mirren dá vida à Elizabeth II nos dias que se seguiram à trágica morte da Princesa Diana, quando a opinião pública se voltou contra a Casa de Windsor em solidariedade à "princesa do povo".

Já um retrato mais lisonjeiro da rainha pode ser visto em A Noite da Realeza (2015), de Julian Jarrold, ambientado no chamado Dia da Vitória - 8 de maio de 1945 -, quando os Aliados anunciaram a vitória sobre a Alemanha, dando fim a Segunda Guerra Mundial na Europa. Na trama, inspirada em um episódio real da vida da monarca, Elizabeth (Sarah Gadon), então com 19 anos, escapa do Palácio de Buckingham ao lado da irmã, Margaret, para testemunhar, a paisana, a celebração que se espalha por toda a noite londrina.

Por fim, o documentário Elizabeth: A Rainha Por Trás da Coroa (2021), de Roddy Williams, disponível no Globoplay, utiliza imagens de arquivo raras para apresentar o lado desconhecido da ex-líder britânica, explorando sua vida como mãe e esposa.

Nenhum comentário: