
08 DE NOVEMBRO DE 2021
ARTIGOS
A Web Summit e a inovação A serviço da sociedade
Um dos desafios mais importantes das universidades é transformar conhecimento em ações que impactem positivamente a vida das pessoas. Esse foi um dos objetivos da criação da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais (Proir) da UFRGS, há pouco mais de um ano, na atual gestão. Aproximar-se da sociedade, dialogar, construir relações e ajudar a gerar desenvolvimento econômico e social, explorando o que a instituição possui de melhor, estão entre as nossas tarefas.
Nesse contexto, cabe a nós estar sintonizados para identificar oportunidades e promover iniciativas voltadas ao progresso social. Uma delas é a Aliança para Inovação - articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos -, focada na construção de um ecossistema mais acolhedor, melhor para empreender e viver. Afinal, o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia têm impactado diretamente a rotina das pessoas e o cotidiano das empresas em todo o planeta. Nesse cenário quase "pós-pandêmico", essas áreas estimulam cada vez mais uma série de novos negócios e ideias.
Com o propósito justamente de nos mantermos conectados às principais tendências do universo tecnológico e às projeções para o futuro da inovação e da sociedade, estivemos presentes, por meio da Aliança para Inovação, na edição 2021 da Web Summit, no começo deste mês, em Lisboa. O sucesso da edição deste ano, reunindo 40 mil pessoas, consagrou-o como o maior evento de tecnologia do mundo no formato físico após a pandemia.
Uma oportunidade valiosa de aproximação para estreitar relacionamentos, fortalecer parcerias e absorver conhecimentos. Participaram da Web Summit desde grandes marcas, como Amazon e Google, até startups recém-criadas, com a presença tanto dos mais renomados líderes globais da área quanto de estudantes de Ensino Médio. Tudo cercado de um rígido sistema de segurança e controle de prevenção à covid-19, somado ao fato de Portugal ser um dos países com maior índice mundial de vacinação.
Entre as dezenas de experiências vivenciadas na Web Summit, reforçamos a nossa convicção especialmente em dois pontos. Um deles revela o acerto em colocarmos o tema entre as prioridades da universidade a partir da criação da Proir, pois o estímulo à inovação está entre os principais indutores do desenvolvimento neste momento de retomada mundial. O outro dialoga com uma das grandes razões da existência da instituição, indicando que o começo e o fim de qualquer tecnologia, por mais avançada que seja, devem ser focados em melhorar a vida das comunidades. É dessa forma que seguiremos. Comprometidos com o futuro e andando sempre ao lado da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário