segunda-feira, 3 de março de 2025



03 de Março de 2025
MERCADO IMOBILIÁRIO

MERCADO IMOBILIÁRIO

Bairro Petrópolis lidera ranking de vendas de imóveis na Capital

Mercado imobiliário - Anderson Aires

O retrato da venda de imóveis residenciais em Porto Alegre em 2024 mostra que o bairro Petrópolis segue no topo do ranking das regiões com maior número de transações. Com 1.822 vendas registradas no ano passado, a região lidera a lista pelo sexto ano consecutivo. O levantamento considera imóveis novos e usados.

Os dados são do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi-RS). Grande oferta de imóveis, infraestrutura e conveniência são alguns dos pontos que explicam a maior busca por unidades no bairro, segundo especialistas.

O presidente do Secovi-RS, Moacyr Schukster, afirma que uma série de fatores ajuda a explicar o maior número de vendas no bairro Petrópolis: avanço em infraestrutura, com facilidade de acesso a outras regiões e crescimento no número de pontos de serviços, comércio e lazer se destacam.

O professor da faculdade de Arquitetura e da pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Eber Pires Marzulo afirma que a concentração de oferta de imóveis nos últimos anos é outro fator que pode ajudar a explicar o aquecimento no bairro Petrópolis. Esse movimento é observado nos bairros de classe média e tem destaque nessa região.

- Eu acho que o Petrópolis é o que talvez tenha o maior impacto de lançamento - afirma Marzulo.

Petrópolis apresentou leve queda nas vendas em comparação com 2023, quando foram comercializadas 1.865 unidades. Menino Deus (1.212) e Centro Histórico (989) completam o top 3 dos bairros com maior número de vendas. Porém, afetados pela inundação de maio, apresentaram quedas mais acentuadas nas vendas ante 2023. No Centro Histórico, o recuo é de 17,85% e no Menino Deus é de 11,66%.

Futuro

O Secovi-RS usa as movimentações do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) - tributo municipal que incide sobre a venda de imóveis - para calcular o número de transações nos bairros da Capital.

Para 2025, Schukster estima que o setor de venda de imóveis deve seguir com dificuldades no primeiro semestre, com o juro e problemas de fundo diminuindo o potencial de concessão de crédito imobiliário. Já para a segunda metade do ano, o dirigente projeta cenário menos adverso. _

Apartamentos lideram com o maior número de vendas em 2024

Apartamentos 15.216

Garagem residencial 8.246

Casa em condomínio 1.233

Nenhum comentário: