01 de Agosto de 2024
360 GRAUS - 360 graus
O verde na busca por imóveis
Nada a ver com discurso "ecochato". Uma pesquisa da startup Loft, que atua no mercado imobiliário brasileiro, revelou um dado para lá de interessante sobre o Rio Grande do Sul. Realizada em parceria com a Offerwise, a enquete fez a seguinte pergunta aos entrevistados de 12 Estados: quando você pensa no imóvel ideal, quais são as características que mais valoriza?
Os gaúchos registraram o maior percentual na alternativa "arborização" (quantidade de árvores ou de áreas verdes nas proximidades). O item foi apontado como importante para 57% das pessoas ouvidas no RS. Na sequência, veio o Distrito Federal, com 55% das preferências.
O resultado é um indicativo de que cidades e empreendimentos que não priorizam questões ambientais tendem a se tornar menos atrativos, inclusive economicamente.
Da pior forma possível, todo mundo já se deu conta de que viver em bairros sem plantas (não só de grande porte, mas também jardins com flores e folhagens) afeta a qualidade de vida, em especial nos períodos de calor extremo, cada vez mais comuns em tempos de emergência climática. Árvores são fundamentais.
Onze opções
Além do item "arborização", havia outras 11 opções elencadas na pesquisa, entre elas "vizinhança segura", "infraestrutura do bairro", "fácil acesso a vias importantes", "quintal ou espaço para lazer" e "proximidade do trabalho ou da faculdade".
O estudo contou com mil entrevistas online, realizadas entre os dias 4 e 7 de junho, em uma amostra representativa da população brasileira adulta. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Em nível nacional, as opções mais citadas foram "vizinhança segura" (65% das respostas), "vizinhança tranquila" (61%) e "infraestrutura do bairro" (57%). Correndo sério risco de ser taxada de "bairrista", eu diria que os gaúchos estão pensando além do óbvio. _
Parque Itaimbé mais colorido em Santa Maria
O Itaimbé, principal parque de Santa Maria, localizado na área central da cidade, está mais colorido.
Quatro quadras esportivas foram reformadas com recursos da prefeitura e do governo do Estado. Três delas receberam pinturas especiais, inspiradas na lenda de Imembuí.
Segundo a história, Santa Maria teria nascido do amor da indígena Imembuí (integrante da etnia Minuano, que vivia às margens do riacho Itaimbé) por um bandeirante português aprisionado pela tribo. Os filhos do casal teriam sido os precursores do povoamento do município.
A obra tem a assinatura do artista Cauê Toledo, que teve o apoio de Israel Caetano, Rafael Itaqui e Onose na execução.
Se você reparar bem, a arte também ganhou um letreiro: "Eu amo Ita", uma declaração de amor ao parque urbano, muito querido dos santa-marienses. _
Medalha de bronze na China
Com apenas 19 anos, Rodrigo Mann Schaidt destacou-se no 38º China Adolescents Science & Technology Innovation Contest, em Tianjin. Ele é aluno do curso técnico em Eletrônica da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, e foi o único brasileiro na disputa, graças ao Prêmio Killing de Tecnologia (que ele venceu em 2023 na Mostratec).
Schaidt projetou um software chamado SinaPort, para a tradução da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o português, usando redes neurais. _
Projeto "Visitas Culturais"
Vem aí mais uma edição do projeto Visitas Culturais, uma baita iniciativa da Arquidiocese de Porto Alegre.
Dessa vez, o roteiro envolverá a Igreja Nossa Senhora da Conceição, o Museu de História da Medicina e o Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, com foco na trajetória e no acervo de cada local.
Será no dia 10 de agosto, a partir das 9h. Inscrições gratuitas (e todos os detalhes) em gzh.digital/visitasculturais. _
A "hackathona" do Poder Judiciário
Cada grupo é desafiado a apresentar as melhores propostas para solucionar desafios reais. Por exemplo: como usar a inteligência artificial para automatizar a emissão de documentos, como agilizar a movimentação de processos, como melhorar a gestão de grandes volumes de dados etc. A premiação dos vencedores é amanhã. _
Nenhum comentário:
Postar um comentário