07 DE JUNHO DE 2024
POLÍTICA +
Na cabine com o presidente
Na viagem de pouco mais de duas horas entre Brasília e a Base Aérea de Canoas, o governador Eduardo Leite ficou no espaço privativo que serve como escritório para o presidente Lula no avião presidencial. Ali vieram também os ministros que acompanharam Lula na visita ao Vale do Taquari.
- Tivemos uma conversa amistosa. O presidente é uma pessoa muito agradável - disse.
Não foi possível avançar nas demandas do Rio Grande do Sul.
Lula nem sequer antecipou para Leite que um dos pedidos feitos por ele seria parcialmente contemplado, o do pagamento de parte do salário dos trabalhadores. Para não estragar a surpresa, o ministro Luiz Marinho desconversou quando foi questionado sobre a medida, talvez porque ainda não tenha os detalhes da implementação.
Banrisul muda regra no consignado
No meio do caminho, o Banrisul mudou as regras da suspensão do pagamento dos empréstimos consignados por quatro meses, deixando milhares de servidores públicos desnorteados. Anunciado no início de maio, o benefício previa a suspensão do pagamento das prestações por 120 dias.
As parcelas não pagas seriam jogadas para o fim do contrato, sem acréscimo. E como a suspensão era automática e só quem não concordasse deveria entrar no aplicativo do banco e registrar a opção, milhares de funcionários passaram o mês achando que estava tudo certo, até porque no contracheque o desconto já não apareceu.
No dia 30 de maio, em pleno feriadão de Corpus Christi, o banco anunciou uma mudança, empacotada de tal forma que parecia melhor do que a original, porque a suspensão passou de quatro para seis meses. O comunicado dizia que "a concessão de carência por seis meses vem atender às demandas dos servidores públicos, clientes do banco, para reestruturação financeira daqueles afetados pelas enchentes".
Como se diz no popular, "o diabo mora nos detalhes". E o "detalhe" estava mais adiante: "O Banrisul sempre informou, através de seus próprios canais de comunicação, incluindo o app Banrisul, que as parcelas prorrogadas, incluindo o principal e os juros, serão cobradas de forma diluída ao longo das prestações remanescentes do contrato".
Traduzindo: a prestação, quando voltar a ser paga, vai subir. O que incomodou os servidores que tomaram conhecimento da mudança foi a ambiguidade dos comunicados.
Apenados do regime semiaberto estão ajudando na limpeza de escolas em Eldorado do Sul, como ajudaram na montagem de abrigos e na construção de móveis. Trabalhar é caminho para a ressocialização.
O prazo para os secretários estaduais deixarem os cargos para concorrer em outubro terminou e Artur Lemos segue na Casa Civil. Ele chegou a ser sondado para concorrer a prefeito de Porto Alegre.
Com 80% das casas atingidas pela enchente, Eldorado do Sul ganhou um posto avançado do governo estadual. A situação é crítica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário