03 DE JULHO DE 2020
GRATUITO
Ferramenta para pequenos negócios é lançada
Aos 48 anos de existência, a confeitaria Dona Ines, na zona norte de Porto Alegre, jamais havia deparado com tamanha crise como a trazida pelo coronavírus. Com as restrições impostas ao atendimento presencial e um estágio ainda muito incipiente de encomendas via WhatsApp, o tradicional negócio viu as vendas desabarem 80%.
- Não sabíamos o que fazer para manter a empresa aberta - conta a diretora Mara Rita dos Santos.
Ela resolveu buscar ajuda em um projeto da Universidade Federal do RS (UFRGS) que auxilia pequenos empresários a enfrentar a crise, o SOS PME. Professores de administração e alunos a ajudaram a criar um plano de contingência para organizar as finanças, ampliar os canais de entrega dos doces e salgados e criar kits para atrair atenção de um público pouco afeito a gastar na crise.
- Começamos a montar kits de chá da tarde para home office e receber encomendas de outras cidades. Graças a essas mudanças, estamos conseguindo manter a empresa - comemora Rita.
Divulgação
O projeto SOS PME, que está salvando o negócio de quase meio século, é uma das iniciativas que compõem a plataforma virtual Supera, ferramenta que reúne 29 serviços de apoio aos micro e pequenos empreendedores da Capital durante a pandemia. A ferramenta foi lançada ontem com o objetivo de preparar os negócios para atravessarem a tormenta e deixá-los mais fortes após a pandemia. A iniciativa é uma parceria entre Pacto Alegre, Aliança pela Inovação e prefeitura de Porto Alegre.
Entre os recursos à disposição estão rodadas de negócios online, acesso a conteúdos de diversas áreas (finanças, planejamento, gestão de projetos e de pessoas etc.), atividades de mentoria, consultorias, serviços de diagnóstico empresarial, opções de financiamentos e soluções para digitalização dos negócios.
O empreendedor pode acessar a relação de serviços gratuitos no site pactoalegre.poa.br/supera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário