Calor intenso retorna ao RS, mas semana pré-Carnaval deve ter temporais frequentes

JC
A semana que precede o tão aguardado feriadão de Carnaval começa no Rio Grande do Sul sob a perspectiva de uma mudança rápida e significativa no tempo. Depois de um breve alívio provocado pela passagem de uma frente fria no fim de semana, o calor volta a ganhar força no Estado já nesta segunda-feira (9), desta vez acompanhado de maior umidade, o que deve favorecer a ocorrência frequente de chuva e temporais. A previsão é da MetSul Meteorologia.
O tempo quente não chega a ser novidade, afinal o Rio Grande do Sul acaba de sair de uma onda de calor intensa, que marcou a última semana com máximas próximas ou acima dos 40 °C por vários dias, especialmente no Oeste, Noroeste e na Campanha. A chegada de um sistema frontal neste final de semana, porém, trouxe queda acentuada nos termômetros e amanheceres frios para os padrões de fevereiro, com mínimas abaixo dos 10 °C em cidades do Sul do Estado e marcas pouco acima disso em outras regiões, além de Porto Alegre.
Agora, conforme a MetSul, uma nova massa de ar quente avança sobre o Estado no início da semana, elevando rapidamente as temperaturas e inaugurando um período prolongado de calor acima da média. Modelos meteorológicos indicam que um grande número de cidades gaúchas deve superar os 35 °C em diferentes dias, com possibilidade de máximas próximas dos 40 °C e, pontualmente, até acima desse patamar, sobretudo no Oeste e no Noroeste no começo da semana. A partir de terça-feira (10), o calor mais intenso tende a se espalhar para outras regiões do Estado.
Diferentemente da onda de calor recente, este novo episódio será marcado por maior umidade na atmosfera. Essa condição deve favorecer pancadas de chuva e temporais típicos de verão, que podem ocorrer de forma irregular e localizada. Em algumas cidades, a chuva pode limitar a elevação das temperaturas durante a tarde, enquanto em outras o sol predomina por mais tempo, fazendo os termômetros dispararem. Mesmo onde chover, a sensação de abafamento tende a ser elevada.
A combinação de calor e umidade também deve resultar em noites mais quentes no Estado. As mínimas previstas para a madrugada ficam, em muitos pontos, entre 23 °C e 25 °C, com possibilidade de valores ainda mais altos de forma localizada, o que aumenta o desconforto térmico.
Conforme a MetSul, a atmosfera muito aquecida e úmida cria um ambiente favorável à formação de nuvens carregadas, capazes de provocar chuva forte em curto intervalo de tempo, descargas elétricas, rajadas de vento e, de forma isolada, queda de granizo. A tendência é de que esse padrão de calor intenso intercalado com temporais se mantenha ao longo da semana e avance sobre os dias que antecedem o Carnaval, exigindo atenção da população gaúcha para mudanças rápidas nas condições do tempo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário