quarta-feira, 9 de junho de 2021


09 DE JUNHO DE 2021
+ ECONOMIA

Novo destino para um hotel pioneiro

O primeiro hotel da rede InterCity no Estado, em Gravataí, terá novo destino. Vai virar Ikigai Senior Living, em parceria com o Instituto Moriguchi, com previsão de operação no segundo semestre, para o público de 60 anos ou mais.

O instituto é do geriatra Emílio Moriguchi, filho de Yukio Moriguchi, que se aposentou em 2015, aos 89 anos, considerado o "pai da geriatria" no Estado. Vai passar por um retrofit (melhoria e modernização). Só entre os que passaram pelo radar da coluna, já é o terceiro residencial para a geração prateada em pouco mais de dois anos. Outros dois foram construídos do zero, como o Vintage Senior Living e o Magno Três Figueiras, ambos em Porto Alegre. Será o primeiro projeto da Form, incorporadora que nasce para atender à demanda crescente por imóveis, com inovações em concepção modular e construções em aço. Como está começando, a Form tem oportunidades: está recebendo cadastro de interessados, como pedreiro, bombeiro hidráulico, eletricista e mestre de obras. Para participar, é preciso mandar e-mail com currículo em anexo para talentosform@gmail.com.

SITUAÇÃO NO RS

Esperança na vacinação e no acesso ao crédito

A presidente da Abrasel-RS, Maria Fernanda Tartoni, afirma que a aceleração da vacinação no país é um dos principais instrumentos na busca por retomada do setor. A dirigente destaca que a imunização com maior fôlego vai tornar o ambiente mais favorável, e os consumidores, mais confiantes.

Maria Fernanda também cita o parcelamento de dívidas, a suspensão de cobrança de juros e do corte de serviços, como os de água e luz, e a continuidade das flexibilizações entre as alternativas para socorrer o setor.

Em relação ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), a presidente destaca que essa ferramenta é importante e impediu o fechamento de muitas empresas no ano passado. No entanto, ela estima que um novo acesso a esse crédito, que virou permanente, seria utilizado por parte dos empresários para pagar outros empréstimos.

O presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Henry Chmelnitsky, cita a necessidade de reformulação na estrutura do setor, com revisão em diversos pontos, como impostos, financiamentos e taxas de juros. Nas outras pontas desse triângulo, Chmelnitsky cita iniciativas por parte dos empreendedores:

- Se o setor não passar pela reforma estrutural, pelo "restauranteiro" olhar o balancete, a última linha e ser duro com isso, e criar situações para o mercado acreditar que ele está agindo direito, cumprindo os protocolos, vai ser muito difícil sair do buraco.

Especialista do Sebrae-RS em alimentos e bebidas, Roger Klafke afirma que, além de avançar no acesso ao crédito e na vacinação, é necessário continuar seguindo os protocolos de segurança e destacar essa conduta, reforçando a confiança dos consumidores:

- Mostrar isso nas suas redes sociais. A comunicação com o consumidor, mostrando que a equipe está treinada e é qualificada. Que está cumprindo os protocolos. Estabelecer uma relação de confiança com os consumidores é importante.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário: