
17 de Dezembro de 2025
TEMPO SEVERO
Jovem foi atingida por galho durante temporal
Acidente ocorreu ontem, no centro da Capital. Paloma Fantinel conta que havia recebido alerta da Defesa Civil e atravessava a rua para tentar se proteger
Durante o temporal que afetou Porto Alegre na segunda-feira, a criadora de conteúdo Paloma Fantinel foi atingida pelo galho de uma árvore enquanto procurava abrigo na Rua dos Andradas, no Centro da Capital.
Em entrevista ao Timeline da Rádio Gaúcha, ontem, a jovem conta que recebeu o alerta da Defesa Civil e imediatamente foi procurar por um lugar seguro. Mas não deu tempo:
- Eu tô bem, graças a Deus. Foi um susto, né? Eu estava exatamente indo buscar abrigo, estava atravessando a rua pra entrar na cafeteria que tem na frente, e na hora o galho atingiu minha cabeça e tive uma queda de memória, então desmaiei. Acordei com as pessoas perguntando meu nome, mas estava bem, fiquei consciente, só foi um susto, uma dor horrível - relata.
Antes de ser encaminhada ao Hospital Cristo Redentor, na Zona Norte, Paloma disse que duas mulheres a atenderam no local:
- Casualmente tinha uma socorrista profissional e uma professora de jiu-jitsu, que também tem curso de socorrista. Ambas, na mesma hora. E que bom que elas me auxiliaram.
Até a chegada do Samu, Paloma permaneceu imóvel por cerca de 40 minutos.
Como foi
O acidente ocorreu por volta de 15h20min, próximo à Casa de Cultura Mario Quintana, logo após a Defesa Civil emitir um alerta via cell broadcast, mandando a população procurar abrigo devido à ventania que se aproximava.
- Eu saí do médico, ia chamar o Uber. Aí o Uber estava dando muito caro. Na hora eu liguei para o meu pai, porque eu sabia que ele poderia estar em Porto Alegre, e perguntei onde ele estava, se ele estava próximo para me dar uma carona, e ele falou, "estou próximo sim, só vai demorar por conta do trânsito", e eu falei, "tá, eu vou ficar".
O galho que atingiu Paloma tinha cerca de dois metros e diâmetro considerável. No hospital, ela recebeu quatro pontos no local em que foi atingida. Após ter ficado um período estável sob observação, a jovem recebeu alta.
Limpeza
Devido ao temporal, houve queda de árvores em vários pontos da Capital e residências ficaram sem energia elétrica.
Ontem, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) trabalhavam na limpeza das ruas após a chuvarada. Sobe para 54 o número de municípios impactados pelo vendaval no Estado
Jovana Dullius*
Subiu para 54 o número de municípios do Rio Grande do Sul que registraram estragos em decorrência do temporal da tarde de segunda-feira. Os dados foram atualizados pela Defesa Civil Estadual na manhã de ontem. Entre os principais problemas relatados estão alagamentos, quedas de postes, falta de energia elétrica e destelhamentos.
Em Cristal, no sul do Estado, 25 pessoas seguiam fora de casa após danos em residências. No município, um telhado de zinco foi arrastado pelo vento até a BR-116.
A força do vento também derrubou uma réplica da Estátua da Liberdade em frente à loja da Havan de Guaíba. A estátua avariada foi removida ontem.
Já em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, 11 pessoas retornaram para casa após o temporal, enquanto uma seguia abrigada na casa de familiares. Na cidade, cinco casas e duas escolas foram destelhadas em razão do vento.
Até ontem à tarde, 65.380 clientes estavam sem luz no Estado. A maioria dos pontos se concentrava na área de atuação da CEEE Equatorial: 55.880 clientes afetados.
Conforme a concessionária, as cidades mais impactadas são Porto Alegre, Viamão, Guaíba, Alvorada e Charqueadas.
Na área da RGE eram 9,5 mil clientes sem luz até ontem à tarde. Os pontos se concentravam principalmente nas regiões do Vale do Taquari, Vale do Sinos, Vale do Rio Pardo e na Região Metropolitana. _
*Colaborou: Lisielle Zanchettin
Nenhum comentário:
Postar um comentário