05 DE MAIO DE 2020
ARTIGOS
O PACIENTE NO FOCO DA INOVAÇÃO
Quando se discute saúde no Brasil, uma falsa oposição enfraquece o debate. Os planos privados não concorrem com o Sistema Único de Saúde, e sim integram ou, em alguns casos, complementam o SUS. Mais do que isso, são relevantes para evitar o colapso no atendimento. Com a pandemia da covid-19, serão um dos segmentos mais positivamente transformados e um setor que, mais uma vez, mostra resiliência e propósito.
Haverá uma metamorfose no próprio negócio. Sairemos do modelo em que se paga por serviço (fee for service, ou, em português, "quanto mais eu trabalho, mais eu ganho"), que leva a um aumento exponencial, e insustentável, do custo repassado às empresas, e que, em sua maioria, não suportam mais tal inflação e consequente repasse (seja de ineficiência, abuso ou até fraude). Em lugar dele, ganhará força o compartilhamento de risco, o diagnóstico preciso, que impõe a todos da cadeia da saúde a exigência de serem focados no melhor para o paciente e no seu rápido retorno às suas atividades pessoais e profissionais.
Temos de eliminar o desperdício, o abuso, a fraude e trabalhar a linha de cuidado, atenção às doenças crônicas, diagnóstico precoce, com processos e protocolos eficientes, resolutivos, rastreáveis, com foco na qualidade, segurança e comodidade do cliente. No final, o resultado deste cuidado tem de ser medido, avaliado e mostrado ao cliente. Precisamos de um modelo de alta qualidade, agregando valor, e que o cliente perceba esse valor do atendimento ao desfecho.
As rotinas de cuidados de saúde serão remodeladas pelo uso de tecnologia, por meio de recursos como teleconsulta, video- chamada, inteligência artificial, robotização, plataformas digitais, unificação de prontuários e novas ferramentas, com qualidade e segurança. Quem sair na frente nesta nova configuração dará um salto qualitativo no direcionamento dos negócios, pois seu valor será rapidamente percebido, e construirá um importante legado para a nossa comunidade.
MAURO MEDEIROS BORGES
Nenhum comentário:
Postar um comentário