segunda-feira, 6 de outubro de 2025


Melo quer aprovar concessão do Dmae em outubro

O governo Sebastião Melo decidiu pautar para votação o projeto que autoriza a concessão de parte dos serviços do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) à iniciativa privada. O plano é inserir a proposta na ordem do dia da Câmara de Vereadores e intensificar as conversas com integrantes da base aliada para garantir a vitória no plenário. Se todos os 35 vereadores estiverem presentes, o governo precisa de ao menos 18 votos favoráveis.

Na última semana, Melo orientou o líder do governo, Idenir Cecchim (MDB), a incluir o texto na lista de priorizações, que define os projetos que são discutidos e deliberados. O pedido será formalizado na reunião de líderes de quarta-feira. O plano é garantir que o texto seja apreciado até o final de outubro.

- Combinei com o prefeito de que vamos tentar votar ainda na primeira quinzena. Se não der, ainda dentro de outubro faremos a votação - projeta Cecchim.

Contaminação eleitoral

Protocolado em maio, o projeto já cumpriu o prazo mínimo de 90 dias de tramitação, exigido pela Lei Orgânica para matérias que tenham alguma implicação ambiental. Nesse meio tempo, passou por discussão em 17 audiências públicas, uma em cada região do Orçamento Participativo.

A despeito da resistência da oposição, a prefeitura avalia já ter margem para aprovar o projeto. Como o texto exige apenas maioria simples, aliados do governo que não estiverem convencidos podem se ausentar do plenário. Com apenas cinco artigos, o projeto comporta pouco espaço para emendas.

Vereadores favoráveis à medida vêm alertando articuladores do governo de que a eventual demora na apreciação do projeto colocaria a aprovação em risco, visto que parte dos parlamentares pretende concorrer a deputado em 2026 e, por isso, estaria mais sujeita a pressões diante de temas polêmicos.

Em paralelo, a prefeitura acertou com a Agergs, agência reguladora estadual, a fiscalização dos serviços de água e esgoto. Melo cogitou criar uma agência municipal, mas desistiu da ideia. _

Prefeito assume ala jovem do MDB

O prefeito de Condor, Rômulo Teixeira, assumiu a presidência da Juventude do MDB no Rio Grande do Sul. Aos 33 anos, Teixeira substitui o vereador Fifo Parenti, de Erechim, que vai concorrer a deputado estadual. O prefeito foi escolhido no sábado, em convenção do movimento, e terá mandato de dois anos.

Durante a semana passada, duas chapas se inscreveram para disputar a convenção: uma liderada por Teixeira e outra pelo vereador Tiago Mello, de Rio Pardo (primeiro, ao fundo). No entanto, os grupos entraram em acordo e unificaram as nominatas. Com isso, Tiago foi eleito secretário-geral do segmento.

A atuação da ala jovem é considerada estratégica para a campanha de Gabriel Souza ao Palácio Piratini. O vice-governador, que teve origem no mvimento, esteve presente e discursou na convenção.

O presidente estadual do partido, Vilmar Zanchin, pediu engajamento dos jovens para enfrentar a "guerra" das redes sociais. Hoje, a Juventude do MDB tem nove prefeitos, sete vices e 171 vereadores no RS.

Eleito prefeito em 2024, Teixeira já foi vice-prefeito de Condor. Também dirigiu o MDB municipal e foi vice-presidente da Juventude Estadual. Atualmente, é coordenador regional do partido no Planalto Médio. 

Dinheiro barato

Será lançada na quinta-feira pelo governador Eduardo Leite uma linha de crédito voltada às prefeituras. Batizado de Avançar Mais Cidades, o programa vai oferecer financiamentos aos municípios com recursos do Estado, operados por Banrisul, Badesul e BRDE.

Aos bancos parceiros, o governo informou que serão liberados até R$ 10 milhões por prefeitura, com prazo de até 15 anos para pagamentos. O acesso não será restrito aos afetados pela enchente.

O evento promete reunir um quórum considerável de gestores municipais e deputados no Palácio Piratini. 

Porta da rua

Após desistir de pedir demissão, o ministro do Turismo, Celso Sabino, deverá ser expulso do União Brasil. O partido marcou para quarta- feira a reunião para decidir sobre a exclusão.

O algoz interno de Sabino é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que almeja concorrer a presidente contra Lula.

No mês passado, o União determinou que seus filiados deixassem o governo, mas o ministro vinha protelando a saída. Nos últimos dias, Sabino recebeu o respaldo de deputados, prometeu apoio a Lula e resolveu ficar. _

Título ameaçado

Um grupo de vereadores de direita quer retirar o título de cidadã de Porto Alegre concedido à reitora da UFRGS, Márcia Barbosa. A homenagem à professora, que é natural do Rio de Janeiro, foi aprovada em junho pela Câmara.

O projeto de revogação, assinado por oito parlamentares, é uma retaliação à rejeição da mesma honraria ao advogado e comunicador Tiago Pavinatto.

A homenagem a Pavinatto foi proposta pela vereadora Comandante Nádia (PL), mas não teve nenhum voto da esquerda e, por isso, não atingiu o número mínimo de 24 votos para a aprovação.

Como o governo tem 23 vereadores e a oposição, 12, os títulos de cidadão só podem ser aprovados com a concordância dos dois blocos. Até então, havia acordo informal na Câmara para que todos fossem chancelados. _

Mãos gaúchas

A proposta de reforma administrativa apresentada na Câmara dos Deputados tem digitais de dois técnicos gaúchos. O advogado Rafael Amorim e o economista Giordano Antoniazzi foram consultores do grupo de trabalho que formulou os textos apresentados pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ).

A reforma é uma prioridade do presidente da Câmara, Hugo Motta, e, por isso, deve avançar. _

Pintando o mapa

Na semana passada, o PL bateu a marca de 400 executivas municipais criadas no Rio Grande do Sul.

O presidente estadual do partido, Giovani Cherini, diz que o plano para 2026 é chegar às 497 cidades. _

mirante

A ex-prefeita de Cristal Fábia Richter (PSD) toma posse hoje na Secretaria Estadual da Mulher. A delegada Viviane Viegas será a adjunta.

O projeto do novo hospital de Viamão será discutido hoje em audiência pública. A reunião começa às 18h, na Faculdade Santa Isabel, no bairro Viamópolis. A instituição será construída e administrada via parceria público-privada e atenderá pelo SUS pacientes de Viamão e cidades vizinhas.

Funcionários da Câmara de Porto Alegre vão receber reajuste de 5,53%, índice equivalente à inflação acumulada até maio, data-base da categoria. A correção será aplicada a servidores efetivos, cargos comissionados e procuradores. Vereadores não estão incluídos.

Empolgado com o desempenho de Juliana Brizola nas pesquisas, o PDT prepara novo ato de lançamento da pré-candidatura da ex-deputada ao Palácio Piratini. Será no dia 15 de novembro, na convenção da sigla na Capital.

POLÍTICA E PODER 

Nenhum comentário: