08
de dezembro de 2013 | N° 17638
EDITORIAL
INTERATIVO
A MATEMÁTICA DO
ENSINO
É
tão simples como contar até 10.
Motive
os professores, aproveite oportunidades e parcerias com o governo, controle a
lição de casa dos alunos, não deixe nenhum estudante para trás, ofereça aulas
de reforço, conquiste o apoio dos pais e você terá as 10 melhores escolas
públicas do país no ensino de matemática, disciplina que ainda é considerada
tabu por sua dificuldade para a aprendizagem.
Esta
listagem foi elaborada pelo site G1, baseado em dados do movimento Todos pela
Educação, que acompanha escolas brasileiras desde 2007, exatamente para
descobrir por que algumas delas mantêm bom desempenho na Prova Brasil, com
resultados acima da média nacional.
O
ranking das 10 mais eficientes revela ações gerenciais e atitudes pedagógicas
de tal simplicidade, que poderiam muito bem ser replicadas em outras
instituições da rede pública para tirar o país do constrangedor 58º lugar entre
os 66 países avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos
(Pisa), promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE).
Que
ações são essas que levam um pequeno grupo de escolas nas regiões Sul, Sudeste
e Centro-Oeste a resultados tão animadores no ensino da matemática? Uma delas:
não deixar nenhum aluno para trás. Alunos que não acompanham a turma recebem
aulas de reforço. Nessa disciplina, explicam os mestres, a criança precisa
aprender todo o conteúdo de uma etapa para ir para a fase seguinte. Se não
aprender, vai se perdendo no processo e não consegue acompanhar os colegas.
Outra
atitude: incentivar os melhores a avançar no próprio ritmo, estimulando- os a
participar de olimpíadas e desafios. Em alguns casos, os próprios professores
inscrevem os alunos em competições desse tipo, para incentivá-los a lutar por um
objetivo claro, com recompensas visíveis, prêmios e menções honrosas.
Um
terceiro exemplo de ação da escola: buscar o envolvimento dos pais, para que
acompanhem a vida escolar dos filhos, cobrem resultados e os estimulem a fazer
os temas de casa.
Além
do comprometimento permanente com o progresso dos alunos, há outras ações
desenvolvidas por essas 10 escolas (entre as quais, duas gaúchas e uma
catarinense) que podem ser imitadas por outras instituições, como facilitar e
estimular a formação continuada de professores e aproveitar todas as
oportunidades para participar de recursos e programas oferecidos pelos
governos.
Administrar
bem o ensino, como se vê, também pode ser uma questão matemática: diminuir
riscos, somar esforços, dividir responsabilidades e multiplicar resultados.
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